A Triaxis (São Bernardo do Campo, SP) desenvolveu uma máquina recicladora de fios e cabos elétricos que contempla estágios de separação, trituração e granulação, assegurando para determinados tipos de cabo um grau de pureza de 99,9% para o cobre extraído.

Dividida em três séries (Compact, Turbo e Multiflex), a linha de máquinas processa fios e cabos sem necessidade de seleção prévia, recuperando o cobre e o alumínio presentes nesses produtos, assim como o material polimérico que os reveste, que pode ser encaminhado para reciclagem. A separação é feita por sopro de ar, que arrasta os materiais menos densos, permitindo a sua triagem e simplificando a logística reversa de plásticos em eletroeletrônicos.

Saulo Ferreira, representante da empresa, comentou que o equipamento tem tido bastante procura, por tornar possível a reciclagem de materiais complexos. “O equipamento recicla todo tipo de produto que tenha cobre em sua composição, incluindo radiadores, cabos rígidos e flexíveis, chicotes automotivos e cabos de dados. Seu uso incentiva inclusive a legalidade nas atividades de reciclagem de fios e cabos, ao evitar que se faça a queima do material polimérico para a separação do cobre”, avaliou, referindo-se a um hábito bastante comum por parte de quem recepta cabos de origem desconhecida. Os equipamentos estão disponíveis com capacidades de 80 até 1.200 kg/h.

 

Mesas indexadoras para linhas de envase

A Drillmaster, outra empresa do grupo, fabricante de itens para montagem de máquinas, criou a marca IndexMaster para denominar a sua linha de mesas giratórias indexadoras. Elas funcionam com base no mecanismo de came, que converte o movimento rotativo contínuo em um movimento intermitente e controlado. O projeto da IndexMaster executa a transição gradual dos movimentos de aceleração e desaceleração, o que permite estabelecer tempos curtos de indexação. Aplicáveis a máquinas de usinagem, elas podem também ser usadas na montagem de equipamentos sob demanda para sistemas de envase, especialmente nos setores de cosméticos, farmacêuticos, alimentos e bebidas, avaliados como “muito promissores” pelo entrevistado.

 

Fotos: Triaxis/IndexMaster


 

Conteúdo relacionado:

Linha de filme reciclado é premiada internacionalmente

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem



 

#reciclagemdefiosecabos  #Triaxis   



Mais Notícias PI



A PL que beneficia a reciclagem e sua relação com créditos de carbono

A aprovação do PL 4035/21 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados abre caminho para o fomento à atividade de reciclagem no País. Confira a opinião de Odair Rodrigues, fundador da B4, bolsa de ação climática que desenvolve projetos para que empresas alcancem suas metas de sustentabilidade.

03/05/2024


Desmoldante atóxico tem também função de aditivo

A Mirai Química desenvolveu uma linha de desmoldantes atóxicos para materiais plásticos, que são fornecidos em grânulos e atuam também como melhoradores do processamento de resinas recicladas.

30/04/2024


Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024